A História

Consultoria em sustentabilidade

O início: Educação Ambiental

A Garkalns Consultoria nasceu em 1997 em Piracicaba, SP. Desde os primeiros projetos, sempre esteve presente em seu DNA a determinação pela busca de soluções inovadoras e aplicáveis, associadas à conservação ambiental e ao desenvolvimento social e econômico. À época, o foco principal de atuação eram projetos de Educação Ambiental, e norteados por uma pergunta: Como desenvolver atividades econômicas que também possibilitem o desenvolvimento da região onde estão inseridos?

1997
Consultoria em turismo

2º Momento: Turismo rural e ecoturismo

A percepção da importância de um olhar diferenciado para o meio rural, buscando novas possibilidades de renda para pequenos e médios proprietários rurais envolvendo comunidades locais levou a Garkalns Consultoria a desenvolver novas competência e conduzir um amplo número de projetos ligados aos temas de turismo rural, ecoturismo e organização social (associativismo e cooperativismo) por todo o Brasil, junto à iniciativa privada, ao Sistema “S”, a Governos municipais e estaduais e, com especial destaque, ao Ministério do Turismo. Ainda nesta fase a GC iniciou sua participação em grandes projetos de planejamento, com destaque para os Planos Estaduais de Ecoturismo para os Estados da Amazônia (PROECOTUR), o Turismo Rural Cooperativo no Brasil, e os Planos para o desenvolvimento do turismo nos Estados do Nordeste (PRODETUR)

1999
Consultoria em sustentabilidade

3º Momento: Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, e Movimento Brasil de Turismo e Cultura

Entre os anos de 2004 e 2008 o envolvimento direto com a liderança de grandes projetos nacionais e internacionais ganharam atenção especial e destaque no portfolio da GC, e que permitiram ampliar significativamente a experiência na gestão e implantação de projetos de desenvolvimento local, de planejamento e operação de grandes eventos internacionais, de articulação de redes e de conhecimento, de gestão de organizações não governamentais, de mobilização de recursos, e de articulação multi-setorial internacional. Os projetos de destaque foram o Movimento Brasil de Turismo e Cultura, e o Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável.

2004
Consultoria em turismo

4º Momento: Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e desenvolvimento socioeconômico

A partir de 2008 um conjunto de importantes projetos no Brasil e em outros países junto a grandes organizações privadas, como Vale e Odebrecht e com importantes parceiros nacionais, levaram a GC a construir uma robusta experiência nos temas de RSE, planos de sustentabilidade, apoio à gestão pública a dezenas de municípios brasileiros e reputação empresarial junto a diferentes setores da economia no Brasil, Angola Espanha e Indonésia.

2008
Consultoria em sustentabilidade

5º Momento

Início de projetos com metodologia própria e sistematizada junto a prefeituras, à Organização das Nações Unidas e concepção de projeto estruturante para o desenvolvimento socioeconômico de Angola junto com a União Africana e UNICEF, e mudança para o escritório na USP e início da parceria comercial em Singapura.

2015
Consultoria em turismo

6º Momento

Amadurecimento da cultura organizacional com a formação de uma equipe técnica fixa e com grande experiência, abertura dos escritórios de apoio em Salvador e em Curitiba, mudança para o escritório em Pinheiros, SP e evolução da marca GKS Negócios Sustentáveis, que sintetiza os aprendizados primeiros 20 anos e que abre as portas para novos desafios nesta nova fase. Foco na concepção e implementação de soluções estruturantes para empresas e governos visando o desenvolvimento sustentável de territórios, sobretudo em assuntos relacionados ao atendimento de condicionantes sociais, à responsabilidade social empresarial, e ao apoio à gestão pública para a viabilização de cidades inteligentes.

2017