Conheça o programa que está mudando a vida de 16 cidades
O Programa Corredores e Rotas é uma iniciativa estruturante da Vale, que tem a GKS Inteligência Territorial como parceira executiva. Tem como foco a geração de renda e o desenvolvimento territorial, e reconhece o turismo e a economia criativa como vetores de desenvolvimento socioeconômico e de valorização local, em 16 municípios mineiros.
O programa atua em Minas Gerais, estado que possui destinos turísticos especiais, oferecendo experiências históricas, culturais, naturais e gastronômicas para visitantes de toda a parte do mundo. Foram selecionados 16 municípios com grande potencial para aumentar seu desenvolvimento socioeconômico e a geração de renda local: Santa Maria de Itabira, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Catas Altas, Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Itabirito, Belo Vale, Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Jeceaba.
– Todos os municípios terão ações de planejamento estratégico e capacitação.
– 9 municípios ganharão implementação de ações estruturantes.
A jornada do Programa Corredores e Rotas começou em 2021 com uma abordagem conceitual cultural e, com o passar dos anos, foi agregando valor com novas abordagens estratégicas como: fortalecimento das políticas públicas, da governança local, do desenvolvimento territorial a partir da diversificação econômica para a geração de renda.
O Programa reconhece e busca por uma convergência de esforços e iniciativas correlatas no território, onde, de forma colaborativa, procura integrar ações e potencializar resultados.
Há três grandes áreas de atuação. Confira abaixo.
Fortalecimento das políticas públicas a partir da elaboração de planos estratégicos com cardápio de oportunidades e diretrizes para que os municípios evoluam na jornada de maturidade, tendo o turismo e a economia criativa como vetores do desenvolvimento sustentável.
Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo, por meio do relacionamento com atores da governança local e comunidades, para promover ações de capacitação (como cursos, encontros e oficinas), com o apoio de Instituições Parceiras Locais (IPL), para garantir a continuidade e a sustentabilidade de iniciativas, promovendo um legado concreto para o desenvolvimento territorial.
A partir de tematizações, são caracterizados os territórios em seus aspectos culturais e naturais para o início da seleção de produtos da economia criativa e experiências turísticas aptas à comercialização e com potencial de diversificação econômica através das plataformas digitais, impulsionando a geração de renda.
Veja os depoimentos de quem participa!